Feiras e Eventos

2 de junho de 2017

Aumenta o interesse pelos processos de reciclagem – Feiplastic 2017

Mais artigos por »
Publicado por: Jose Paulo Sant Anna
+(reset)-
Compartilhe esta página

    Plástico Moderno,

    Pesquisa feita pela Reed Exhibitions durante a edição anterior da Feiplastic apontou que 51% dos pesquisados apontou a reciclagem como segmento que gera maior expectativa. Alguns números ajudam a entender tamanho interesse. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), o potencial ambiental e econômico desperdiçado com a destinação inadequada de plástico é, em média, de R$ 5,8 bilhões por ano.

    O tema será o assunto central da Operação Reciclar, iniciativa já levada à prática em edições anteriores do evento. Com caráter educativo, ela é organizada para demonstrar todo o potencial da técnica e variedade de aplicações da resina plástica em diversos segmentos da indústria. Durante os dias da feira, em um estande de 312 m², todo o resíduo plástico gerado será coletado e armazenado por equipe especializada. Parte desse material será recuperado e o público poderá conferir todo o processo da criação/transformação do plástico gerado na operação.

    Como ocorreu nas edições passadas, a operação também organiza uma exposição com produtos desenvolvidos com plástico reciclado. Haverá ainda exposição de conteúdo ilustrativo e interativo, com totens e outros recursos que mostram o ciclo de vida do plástico e o modo como ele se insere no cotidiano das pessoas. Um monitor permitirá aos visitantes acompanhar quantas toneladas de material vão sendo recuperadas durante o transcorrer da feira.

    Na edição de 2015 foram coletadas e recicladas cerca de 10 t de plásticos. A Braskem é a patrocinadora máster da operação, enquanto Wortex, Haitian e CGM Soluções para o Meio Ambiente são “empresas apoiadoras”, que fornecem máquinas e equipamentos. Participam como “empresas parceiras”, doando materiais recicláveis produzidos no evento, as fabricantes e distribuidoras de máquinas e equipamentos Alfainjet, Simco, JonWai, Brásia, Tederic e Chen Hsong. A Flock Color, fabricante de máquinas direcionadas para serigrafia, sinalização e embalagens, e a Ampacet, produtora de masterbatches, integram o programa.

    Plástico Moderno, Aumenta o interesse pelos processos de reciclagem - Feiplastic 2017

    Expositores – Vários expositores mostrarão novidades voltadas para a indústria de reciclagem. Um deles será a Wortex, de Campinas-SP, fabricante de linhas completas para a operação. “Precisamos ver os resíduos sólidos, principalmente os plásticos do pós-consumo ou mesmo de aparas e rejeitos da produção, como dinheiro, não como lixo”, afirma o diretor geral Paolo De Filippis. A empresa lançará a segunda geração das linhas Challenger Recycler e Compounder, que oferecem ganho de produtividade e desempenho em reprocessamento de plásticos em relação aos modelos anteriores.

    A linha Challenger Recycler processa grande variedade de resíduos de filmes lisos ou impressos e rígidos a partir de um sistema de alimentação forçada, o que permite o processamento do material sem a necessidade de aglutinação. Seu sistema de granulação é adequado ao processamento de todos os tipos de termoplástico. Os novos modelos têm capacidade de processar até 20% de material rígido no material flexível ou processar 100% de material rígido ou aglutinado. Um sistema opcional de dupla filtragem para materiais com maiores níveis de contaminação permite a degasagem de materiais altamente impressos.

    A Challenger Compounder é direcionada para as indústrias que precisam desenvolver e compor suas próprias blendas, aditivar cargas minerais e peletizar materiais como ABS, PS, PP, PE, POM, PC e náilon provenientes de sopro, injeção e termoformagem. A linha conta com extrusora mono rosca, idealizada para substituir com qualidade e eficiência algumas máquinas de dupla rosca com custo-benefício bem vantajoso.

    Outra novidade da Wortex será o lançamento de nova série de moinhos. Eles podem ser operados a seco ou com água e têm sistemas de ajustes de facas exteriores ao equipamento, que agilizam a tarefa e trazem segurança para o operador. Além disso, a empresa mostrará equipamentos para triagem de filmes ou rígidos, que facilitam a seleção de materiais e, ao serem acoplados à linha de granulação e lavagem, tornam o custo da operação mais atrativo.

    Os visitantes também poderão conferir as novidades do grupo alemão Pallmann, fabricante de máquinas e sistemas completos para trituração, preparação, moagem, micronização, aglomeração e reciclagem dos mais diferentes materiais para indústrias. A BY Engenharia, representante no Brasil das extrusoras Davis Standard e de várias outras marcas norte-americanas e europeias, mostrará soluções para extrusão. A Wisewood, especializada em reaproveitamento do plástico pós-uso, mostrará seus métodos pioneiros no Brasil na produção de madeira plástica em escala industrial.



    Compartilhe esta página







      0 Comentários


      Seja o primeiro a comentar!


      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *